Após denúncia, o que pode acontecer com Eduardo Bauermann?
O zagueiro Eduardo Bauermann está sendo investigado pelo Ministério Público de Goiás por envolvimento num esquema de manipulação de resultados no Brasileirão de 2022. A diretoria do Santos já se pronunciou a afastou o atleta, que segundo a denuncia teria recebido R$ 50 mil para tomar um cartão amarelo na partida contra o Avaí.
Com o afastamento, o zagueiro aguarda o andamento das investigações para saber o futuro. Existe a possibilidade do defensor ser afastado preventivamente do elenco santista enquanto o MP-GO apura o possível envolvimento dele no caso. Esse afastamento pode ser estendido caso o órgão decida por abrir um processo criminal. A medida, no entanto, não pode acontecer por um período indefinido. Ela precisa ter um prazo para acontecer. Esse tempo, porém, pode ser aumentado ou diminuído de acordo com o curso do processo.
No entanto, a possibilidade do Santos reincidir o contrato é mais complexa e só poderia acontecer em caso de condenação. Assim, em um primeiro momento, Bauermann pode ser afastado até o fim das investigações do Ministério Público. Caso a entidade opte por abrir um processo contra o zagueiro, o Peixe tem o direito de ampliar o tempo do afastamento do jogador. Por fim, caso a justiça comprove o envolvimento do atleta no esquema, além da condenação, o profissional poderá ter o seu contrato rompido sem ter o direito de receber indenização alguma.
De acordo com a revista “Veja”, Eduardo Bauermann teria recebido R$ 50 mil de um membro do grupo criminoso para ser advertido com um cartão amarelo na partida em que o Santos empatou em 1 a 1 com o Avaí, em novembro do ano passado, pelo Brasileirão. O defensor, no entanto, não foi punido e como já teria se apossado do dinheiro, se comprometeu a ser expulso no jogo seguinte, contra o Botafogo. O cartão vermelho foi dado pela arbitragem ao zagueiro, por reclamação, mas após o apito final, quando a punição não é mais contabilizada para a aposta.
Marca desastrosa do Santos em 2023 gera incômodo em Odair Hellmann
O Santos perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, no estádio Independência, no último sábado (6), e deixou evidente a dificuldade do time de Odair Hellmann em vencer fora de casa. No Campeonato Brasileiro, o Peixe enfrentou a Raposa em Belo Horizonte e o Grêmio no Estádio Alfredo Jaconi. A equipe perdeu os dois confrontos, por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente.
Pelo Brasileirão o Santos ainda não venceu como visitante. No Paulistão a situação foi a mesma, com o Peixe tendo vencido fora da Vila apenas na Copa do Brasil, diante do Ceilândia, em Brasília.